Atenção: Esta loja está em Implantação. Nenhum pedido deverá ser considerado. Itens expostos são apenas testes. Aguarde e volte em breve!
JAROSLAV PELIKAN
Product ID: 46
Product SKU: 46
New In stock />
kit Tradição Cristã 5 volumes - JAROSLAV PELIKAN

kit Tradição Cristã 5 volumes - JAROSLAV PELIKAN

Marca: JAROSLAV PELIKAN

 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Tradição cristã, A: uma história do desenvolvimento da doutrina - Vol. 1
o surgimento da tradição católica | 100-600

or volta do ano 600, a doutrina cristã alcançou o que Jaroslav Pelikan definiu como “consenso ortodoxo” – o alicerce para o desenvolvimento da doutrina nos anos seguintes. Os anos 100 a 600 foram um período de grande fermentação e vitalidade quando as afirmações fundamentais do dogma cristão emergiram de uma vastidão de crenças e ensinos. O surgimento da tradição católica é uma história deste período crítico e turbulento.

Neste primeiro volume, Pelikan examina o conceito de tradição conforme formulado contra a heresia antiga. Ele foca a relação sutil entre o que os fiéis acreditavam, o que os professores, tanto ortodoxos quanto hereges, ensinavam e o que a igreja confessava como dogma durante os primeiros seis séculos de crescimento.

Pelikan lida tanto com “a questão formal da tradição quanto com o material produzido por ela, ou seja, com as mudanças e continuidades das várias doutrinas cristãs à medida que elas modelam a história e são modeladas por ela”. O seu foco não é “apenas a mudança, mas também a continuidade; não só o conflito, mas também a concordância”.

Como ele afirmou: “A história da doutrina cristã é o meio disponível mais eficaz para a exposição de teorias artificiais de continuidade que, com frequência, assumem a condição de normativas nas igrejas e, ao mesmo tempo, ela é uma via para a autêntica continuidade da crença, do ensinamento e da confissão cristãos. A tradição é a fé viva do morto; o tradicionalismo é a fé morta do vivo”.

 

 

Tradição Cristã, A: uma história do desenvolvimento da doutrina - Vol. 2
O espírito do cristianismo oriental | 600 - 1700

A linha que separa o cristianismo oriental do ocidental no mapa medieval é semelhante à “cortina de ferro” de tempos mais recentes. As barreiras linguísticas, as divisões políticas e as diferenças litúrgicas se combinam para isolar as culturas uma da outra. Com exceção de episódios, como a divisão entre o Oriente e o Ocidente ou as Cruzadas, o desenvolvimento do cristianismo não ocidental tem sido vastamente ignorado pelos historiadores da igreja. Em Espírito do cristianismo oriental, Jaroslav Pelikan explica as divisões entre o cristianismo do Oriente e do Ocidente, identificando e descrevendo o desenvolvimento das formas distintas assumidas pelas expressões grega, siríaca e eslava da doutrina cristã.

 

 

Tradição Cristã, A: uma história do desenvolvimento da doutrina - Vol. 3
O desenvolvimento da teologia medieval | 600 - 1300

Conforme tento mostrar na introdução deste volume, até mesmo a palavra “teologia” é usada no título (conforme era usada com frequência na Idade Média) em um sentido diferente daquele em que geralmente a usamos. Para nós, a palavra teologia tende a significar o que os teólogos individuais fazem e como eles desenvolvem seus sistemas, mas estou empregando-a quase como um sinônimo de “doutrina da igreja”. Portanto, o esboço de O desenvolvimento da teologia medieval é modelado principalmente pela evolução das doutrinas e só de forma secundária pelas controvérsias ou especulações dos doutores. Este volume, como seus dois predecessores, está arrumado cronologicamente, embora os títulos dos capítulos sejam tópicos, em vez de cronológicos. A data da formulação clássica de uma doutrina ou da conclusão de um importante estágio do desenvolvimento de uma doutrina determina em que ponto discuto essa doutrina, incluindo os primeiros estágios de seu desenvolvimento — a obra Por que Deus se tornou homem, de Anselmo para o capítulo 3, a definição da presença real e o estabelecimento dos sete sacramentos para o capítulo 4, Sic et non, de Abelardo, para parte do capítulo 5, os “cinco caminhos” de Tomás de Aquino para parte do capítulo 6. Até mesmo as discussões das heresias e de outras religiões, no capítulo 5, estão localizadas no lugar em que estão na narrativa por causa da importância dessas questões na vida e no ensinamento da igreja do século XII.


“Uma história da doutrina magnífica!”
New York Reviews of Books

“Neste volume, Jaroslav Pelikan continua o esplêndido trabalho que já fez até agora nos seus outros volumes da história do desenvolvimento da doutrina cristã, definida como ‘aquilo em que a igreja crê e o que ela ensina e confessa, baseado na Palavra de Deus’. A obra inteira será um indispensável recurso para a história da doutrina e para sua reformulação hoje. As inúmeras citações contribuem para sua usabilidade.”
E. Glenn Hinson
Christian Century


Tradição cristã, A: uma história do desenvolvimento da doutrina - Vol. 4
A reforma da igreja e o dogma - 1300-1700
Esse penúltimo volume da aclamada história da Tradição cristã de Pelikan — vencedor com o volume 3 da Medalha Haskins da prestigiosa Academia Medieval — engloba a Reforma e os desenvolvimentos que levaram até ela.

 

Tradição cristã, A - Vol. 5
uma história do desenvolvimento da doutrina
Jaroslav Pelikan começou este volume com a crise da ortodoxia que confrontou todas as denominações cristãs no início do século XVIII e continuou ao longo do século XX, abordando a preocupação particular desse período com o ecumenismo. A era moderna na história da doutrina cristã, demonstra Pelikan, pode ser definida como o período em que, na maior parte da história cristã, as doutrinas mais assumidas que debatidas foram elas mesmas questionadas: a ideia de revelação, a singularidade de Cristo, a autoridade da Escritura, a expectativa de vida após a morte e até mesmo a própria transcendência de Deus.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.